quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ESPANHA DE CARRO



Depois de 3 anos sabáticos, eis que aqui estoy, na España, con un coche.
A idéia toda da viagem veio meio que de última hora, por isso, não foi possível planejar tim tim por tim tim como eu gosto, mas tem dado certo até agora.
É claro que um perrengue ou outro sempre rola, mas que seria da vida se não tívessemos essas coisas pra lembrar?
Aos poucos vou contando pra vcs a minha viagem, que começou dia 22 de dezembro de 2013 e só termina em 15 de janeiro de 2014. 
O roteiro começa em Barcelona e passa por Zaragoza, Madrid, Toledo, Córdoba, Sevilla, Ronda, Granada, Murcia, Cartágena, Valência e volto para Barcelona.
TUDO DE CARRO!!! 
A intenção era mesmo um roteiro meio que "sem rumo", "sem datas" e sem stress... curtir as paisagens da estrada e coisa e tals. Nunca tinha viajado assim por tantos dias e tem sido uma ótima expêriencia.
Vou contar detalhadamente sobre cada lugar, passeios, hospedagem e comidas.
 Tem sido bem diferente da outra vez que estive na Europa e utilizei todos os transportes possíveis rs... Foi avião, trem rápido, trem lento, ônibus, muita caminhada e apenas um day trip  de carro para o litoral francês, quando realizei o sonho de conhecer o Mont Saint Michel
O carro foi alugado na Europcar, e como tem coisa que a gente só aprende na prática, acho importante ressaltar algumas dicas:

GASOLINA: verifique o preço e veja se compensa fazer os trajetos mais longos de carro, muitas vezes, uma passagem de trem custa menos.

ESTACIONAMENTO: Verifique também como funciona em cada cidade, se tem estacionamento no hotel, se é incluído na diária e se existem àreas publicas seguras pra deixar o carro nas redondezas COM ou SEM PARQUÍMETRO, pois em alguns, o tempo máximo do ticket é de 2h.

Na Europa existem vários pontos de retirada e entrega dos veículos alugados, e qual foi minha burrice? Alugar o período todo da viagem. Digo isso pq em Madrid, por exemplo, é impossível estacionar na rua, gastei 14 Euros por dia de estacionamento e o carro ficou parado, já que meu hotel era no centro e fiz tudo a pé.... Pois é... faltou planejamento aí :(

Mas é claro que de carro também existem as facilidades, além da autonomia de roteiro, é possível fazer pequenos devios para lugarzinhos pitorescos lindos que a gente acaba nem sabendo que existem quando estamos no tranposte público, não precisar arrastar mala pra tudo quanto é lado ajuda muito e possibilita carregar mais coisas, apesar de eu ainda achar que devemos levar sempre o mínimo. Aqui tem um Guia de primeira viagem que ajuda nas dúvidas básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário